(65) 99903-9288

(65) 3624-4456

Artigos

Doenças Bucais e a Demência Mental

Publicado em 09/05/2008



A coluna Boca Aberta vai, semanalmente, discutir assuntos sobre Odontologia para que o leitor possa estar sempre atualizado e cada vez mais por dentro ao que se refere à saúde bucal. Serão abordados todos os assuntos que envolvem a saúde bucal. Falaremos sobre estética bucal e facial, ortodontia, dor orofacial, disfunção na articulação temporomandibular, implantodontia, cirurgia, prevenção de cárie, placa bacteriana e as doenças bucais e sua relação com todo o corpo.

Nessa primeira edição vamos falar sobre a forte a ligação entre as condições bucais e doenças cardíacas, cerebrais e alguns outros males. A relação entre a boca e a saúde do resto do corpo pode ser bem mais importante e delicada do que se imagina.

O mais recente achado neste sentido é um estudo feito por cientistas da Universidade Kentucky, nos Estados Unidos. Entre outras coisas, essa pesquisa mostrou que a perda de dentes provocada pela placa bacteriana em idosos pode ser um sinal de que um quadro de demência está em desenvolvimento.

De fato, diversos estudos explicam que bactérias existentes na boca podem ser muito danosas. Essas ameaças justificam a importância de uma boa higienização bucal para evitar a cárie e a periodontite – doença nas estruturas que sustentam os dentes. Sem o cuidado adequado, as bactérias se proliferam, entram na corrente sanguínea e provocam danos graves a vários órgãos do organismo.

Os prejuízos causados pela infecção podem chegar ao cérebro. Os microorganismos circulando dentro dos vasos provocam a interrupção do fluxo na região. A condição pode levar ao acidente vascular cerebral, conhecido como derrame.

Apesar dos riscos, o problema ainda é negligenciado, e não se da a devida importância ao controle da placa bacteriana bucal. Ela uma massa invisível contendo grande número de bactérias, que muitas vezes conseguem se manter na boca sem causar qualquer dano à mesma, mas se colocadas em contato com outros órgãos do corpo podem trazer enormes prejuízos, como derrame e a endocardite.

O principal órgão atingido por bactérias da cavidade oral é o coração. Cerca de 30% dos casos de endocardite bacteriana advêm de bactérias da boca e pode levar à morte. A infecção por bactérias provenientes da boca tem ainda o potencial de adiantar o parto – elas estimulam as contrações e a dilatação do colo do útero, também podem complicar o tratamento da diabete.

O próximo Boca Aberta vai explicar o que é, por que e como ocorre essa doença cardíaca
“endocardite” e qual sua ligação com a boca.

Uma ótima semana para todos!

Por 6 anos consecutivos campeão do prêmio TOP OF MIND

O INSTITUTO DE ODONTOLOGIA INTEGRADA agradece a população de Mato Grosso por receber pela 6ª vez consecutiva o prêmio de Top of Mind. Nestes 22 anos temos oferecido a você o melhor tratamento odontológico com a mais alta tecnologia.

Endereço:

Av das Flores, 503 - Bairro Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT

Telefone:

(65) 3624-4456
Sitevip Internet