Os implantodontistas são os profissionais(especialistas) responsáveis pelas instalações dos implantes dentários e confecção de próteses sobre implantes .O IOI já realiza implantes dentários há mais de 17 anos com profissinais que cursaram especialização (com mais de mil horas de carga horária e dois anos de duração), exclusivamente voltado ao conhecimento dos implantes dentários e dos procedimentos ligados à Implantodontia.Os profissionais do IOI fizeram parte de um dos primeiros grupos de especialistas do Brasil quando existiam apenas 2 cursos em todo o pais.
A maioria dos implantes dentários são feitos de titânio. Os pinos rosqueados são inseridos na maxila ou na mandíbula do paciente. A partir daí, o osso e o titânio criarão uma junção chamada de osseointegração.
Toda essa técnica foi desenvolvida originalmente pelo sueco Per-Ingvar Bränemark nos anos 60, tornando-se viável para a utilização em pacientes nos anos 80.
O implantes dentários atualmente possuem tratamentos especiais em suas superfícies,com a finalidade de acelerar o processo de integração entre o osso e o implante . Dos casos mais simples aos mais complexos, essa nova tecnologia oferece ao paciente uma recuperação mais segura e rápida, bem como maior estabilidade e previsibilidade no implante dentário
Duração do tratamento:
O tempo de conclusão varia de caso para caso. Em muitos casos, a prótese pode ser instalada já no dia da cirurgia de colocação do implante dentário, realizando, assim, a carga imediata. Em outras situações, após a colocação, o implante dentário permanece em repouso por um período que varia de 2 a 3 meses para que ocorra o fenômeno da osseointegração (adesão do osso ao titânio ). Após este período de osseointegração uma prótese dentária é conectada ao implante dentário.
compartilhe