Apesar de muitos pais não terem esse conhecimento, as crianças também necessitam de cuidados odontológicos e o mesmo deve iniciar muito antes do que eles pensam.
A atuação do Odontopediatra começa nas orientações a gestantes, momento em que ainda tem tempo sobrando para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento do bebê.
O principal papel do Odontopediatra é a prevenção, cuidar e preservar os dentes decíduos(de leite).
A primeira dentição possui importante função no desenvolvimento da face, da fala, da mastigação, por isso é necessário que o dentista acompanhe a criança antes mesmo da erupção do primeiro dente decíduo. Vale lembrar que no consultório, o responsável que acompanhar a criança será orientado sobre a higienização adequada, dieta e cuidados quanto à erupção e perda dos dentes “de leite”.
O tratamento para crianças requer cuidados especiais. Eles precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não se torne uma tortura. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista muitas vezes está ligada às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, é importante que os pais conversem com o Odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.
compartilhe